fbpx
Karl Cursos - Bíblia e Terapia - Vídeo Aulas

Bíblia e Terapia / Aconselhamento

Conheça mais sobre como a Bíblia pode auxiliar num processo terapêutico ou de aconselhamento.

Promova a Saúde Emocional sua e de pessoas a quem você auxilia, com a interação entre ciência psi e fé cristã!

O curso BÍBLIA E TERAPIA/ACONSELHAMENTO – Módulo I se propõe a oferecer conteúdos que auxiliem na compreensão e tratamento de alguns transtornos e patologias mais comuns entre cristãos, que são sentidos como direta ou indiretamente relacionados à sua crença em Deus, Sua vontade e/ou Sua Palavra, e a que poderíamos chamar de “neuroses instaladas em nome de Deus”.

Curso livre, aberto para todas pessoas interessadas no cuidado com a saúde emocional; muito útil para psicólogos, pastores, psiquiatras, psicopedagogos, terapeutas e estudantes dessas áreas.

Algumas das questões que serão tratadas:

Assista uma Aula Gratuitamente

Elementos do curso

Bíblia - Elementos do Curso - Crescendo na Vida e na Fé

A Bíblia

Além da formação em Teologia e da formação e prática clínica em Psicologia, a experiência de trabalho de 14 anos como editor da Bíblia de Estudo Conselheira (SBB, 2019) possibilitou a Karl Kepler uma percepção aguçada do trato de conteúdos terapêuticos e também de situações potencialmente adoecedoras apresentadas nas Sagradas Escrituras. A Bíblia se mostra muito rica em exemplos de tipologia psíquica, de situações fortes de drama humano, de esforços de crescimento pessoal e na fé, como também das muitas vicissitudes e fraquezas da humanidade. Sendo muito utilizada nas comunidades cristãs, a Bíblia com várias das suas frases influencia grandemente a formação dos membros dessas comunidades, desde as mais tenras idades. Quando mal utilizados, esses conteúdos podem emprestar força também para processos de adoecimento emocional e mental, em verdadeiras “neuroses instaladas em nome de Deus”. Procuraremos apresentar alguns dos muitos conteúdos terapêuticos presentes nas Sagradas Escrituras, especialmente as várias formas de revelação do amor de Deus.

Curso Bíblia e Terapia - Atitude Terapêutica

Atitude terapêutica

A Bíblia apresenta Jesus como tendo vindo “para salvar e não para condenar” (Jo 3.17). Também a nossa intenção neste curso será de auxiliar os processos terapêuticos, cada um no seu devido contexto. Isso pretendemos possibilitar tanto por identificar elementos promotores de saúde nos diversos conteúdos bíblicos, de modo que pacientes cristãos possam ser compreendidos em seu contexto e auxiliados a cre
Deus - Elementos do Curso - Crescendo na Vida e na Fé

Esclarecimentos

Este curso pretende trabalhar na interface entre ciência psi e fé cristã, como auxiliar no conhecimento e compreensão da subjetividade influenciada pelo cristianismo, por um lado no campo do padecimento psíquico, como por exemplo as assim chamadas “neuroses eclesiásticas” e, por outro, identificando nesse meio ações e conteúdos salutares que possam se mostrar úteis como promotores de saúde física, emocional e mental. Não se trata de desenvolvimento de novas linhas terapêuticas de qualquer espécie, muito menos de alguma “psicologia cristã”, mas sim de aprimorar o conhecimento de modo mais aprofundado do universo bíblico e cristão em relação a um desenvolvimento saudável da vida psíquica, dessa forma possibilitando a terapeutas, conselheiros e demais profissionais da saúde mental a transitarem com mais propriedade nesse meio, cada um em seu afazer e saber. Trata-se de um curso livre, não ligado a nenhuma instituição, portanto não conferindo nenhuma graduação específica; um certificado particular de conclusão e carga horária será fornecido aos que tiverem participado de no mínimo 75% dos encontros.

Elementos do curso

Bíblia - Elementos do Curso - Crescendo na Vida e na Fé

A Bíblia

Além da formação em Teologia e da formação e prática clínica em Psicologia, a experiência de trabalho de 14 anos como editor da Bíblia de Estudo Conselheira (SBB, 2019) possibilitou a Karl Kepler uma percepção aguçada do trato de conteúdos terapêuticos e também de situações potencialmente adoecedoras apresentadas nas Sagradas Escrituras. A Bíblia se mostra muito rica em exemplos de tipologia psíquica, de situações fortes de drama humano, de esforços de crescimento pessoal e na fé, como também das muitas vicissitudes e fraquezas da humanidade. Sendo muito utilizada nas comunidades cristãs, a Bíblia com várias das suas frases influencia grandemente a formação dos membros dessas comunidades, desde as mais tenras idades. Quando mal utilizados, esses conteúdos podem emprestar força também para processos de adoecimento emocional e mental, em verdadeiras “neuroses instaladas em nome de Deus”. Procuraremos no curso apresentar uma seleção dos muitos conteúdos terapêuticos presentes nas Sagradas Escrituras, especialmente as várias formas de revelação do amor de Deus.

Atitude terapêutica

A Bíblia apresenta Jesus como tendo vindo “para salvar e não para condenar” (Jo 3.17). Também a nossa intenção neste curso será de auxiliar os processos terapêuticos, cada um no seu devido contexto. Isso pretendemos favorecer tanto por identificar elementos promotores de saúde nos diversos conteúdos bíblicos, de modo que pacientes cristãos possam ser compreendidos em seu contexto e auxiliados a crescerem emocionalmente, como também por auxiliar os participantes a perceberem usos neuróticos de conteúdos da fé e da vivência religiosa, e assim aumentarem seu repertório de conhecimento e conteúdos que favoreçam o manejo adequado das pulsões e processos emocionais que se manifestam nesses contextos.

Curso Bíblia e Terapia - Atitude Terapêutica
Deus - Elementos do Curso - Crescendo na Vida e na Fé

Esclarecimentos

Este não é um curso de psicologia, nem de Bíblia. É um curso multidisciplinar, que pretende trabalhar na interface entre ciência psi e fé cristã, como auxiliar no conhecimento e compreensão da subjetividade influenciada pelo cristianismo, por um lado no campo do padecimento psíquico, como por exemplo as assim chamadas “neuroses eclesiásticas” e, por outro, identificando nesse meio ações e conteúdos salutares que possam se mostrar úteis como promotores de saúde física, emocional e mental.
Não se trata de desenvolvimento de novas linhas terapêuticas de qualquer espécie, muito menos de alguma “psicologia cristã”, mas sim de aprimorar o conhecimento de modo mais aprofundado do universo bíblico e cristão em relação a um desenvolvimento saudável da vida psíquica, dessa forma possibilitando a terapeutas, conselheiros e demais profissionais da saúde mental a transitarem com mais propriedade nesse meio, cada um em seu afazer e saber.
Trata-se de um curso livre, não ligado a nenhuma instituição, portanto não conferindo nenhuma graduação específica; um certificado particular de conclusão e carga horária será fornecido aos que tiverem completado as 8 aulas.

O que nossos alunos dizem!

Mais de 100 alunos satisfeitos que participaram do curso.

Aluna - Lea Marcondes

Aluno - Rubens Cieslak

Aluna - Maria Lúcia Camões

Aluna - Lea Marcondes

Aluno - Rubens Cieslak

Aluna - Maria Lúcia Camões

Instrutores

Karl Kepler - Teólogo, psicólogo e jornalista.

Karl Kepler

Formado em Teologia pela Teológica Batista de São Paulo. Bacharel em Psicologia e Psicólogo (CRP 06-23.765)  pela PUC/SP, onde também cursou a parte teórica da Licenciatura em Psicologia. É jornalista por exercício profissional. Possui Mestrado Profissional em Teologia pelas Faculdades EST (defendeu dissertação: “O fascínio do dever para cristãos – estudos em Gálatas e na História da Igreja”), e Doutorado em Teologia (Bíblia, 2019, bolsista CAPES), com estágio na Vrije Universiteit Amsterdam (Tese: “A Nova Aliança em tempos de Juízo: uma visão aplicada da mensagem de Jeremias”).

Autor de vários artigos, e dos livros “Neuroses Eclesiásticas e o evangelho para crentes”, “O Fascínio do dever para os cristãos – estudos em Gálatas e na História da Igreja” e do ebook “Aba, Pai: Aprendendo com seu filho sobre o Pai do Céu”. Lecionou por vários anos nas áreas de Novo Testamento e de Psicologia na Teológica Batista de São Paulo, no IBES e em extensões da Faculdades EST.

Foi editor do Boletim Psicoteologia, e das revistas Habla e Speak Up; é o editor da Bíblia de Estudo Conselheira (2019, SBB), da sua versão em língua inglesa “The Therapeutic Bible” (2015 UBS/SBB), e do ebook La Bíblia Consejera – el Evangelio de San Juan (SBB, 2018). Foi presidente do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC) de 2005 a 2013. Trabalha como freelancer para a UBS (United Bible Societies), onde colabora com o SDBH (Semantic Dictionary of Biblical Hebrew) e outras ferramentas tecnológicas para trabalhos com a Bíblia.

Karl Kepler é o editor da Bíblia Conselheira.

Bíblia Conselheira - Por Karl Kepler
Dra. Karin H. K. Wondracek

Karin Wondracek

Além do orientador Karl Kepler, neste curso teremos a participação especial da dra. Karin H. K. Wondracek.

 

Psicóloga e psicanalista em Porto Alegre, doutora em teologia com pesquisa na relação entre psicanálise, fenomenologia e teologia; professora pesquisadora associada na Faculdades EST de São Leopoldo.
Membro do Grupo de Trabalho “Psicologia e Senso Religioso” da ANPEPP; membro pleno e docente da Sigmund Freud Associação Psicanalítica e do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos – CPPC.
Tradutora das Cartas entre Freud e Pfister (1998), autora de Caminhos da Graça (2005); co-autora de Aprendendo a lidar com crises, junto com Carlos Hernández (2004; 2017); organizadora de “O futuro e a ilusão” (2003), “Sombras da alma: tramas e tempos da depressão” (2011), “Perdão: onde a saúde e a espiritualidade se encontram” (2016) e a seção “Psicologia e Religiões” do manual “Psicologia Clínica: da Graduação a Pós-Graduação” (2018).

FAQ

PERGUNTAS E MAIS INFORMAÇÕES
Este é um curso livre, não ligado a nenhuma instituição. Ele não requer nenhuma formação prévia, e também não confere grau acadêmico. A pessoa que cursar todas as 8 aulas receberá um certificado particular de conclusão, informando a carga horária e os professores.

Oferecemos uma versão “ao vivo” (online) deste curso, na qual toda aula é seguida de um período de perguntas e debates. Neste curso por videoaula não haverá contato “ao vivo”, mas as dúvidas poderão ser enviadas por e-mail e serão respondidas. (veja mais sobre o curso “ao vivo” em karlcursos.com.br)

Sim, pode! O curso tem o formato de videoaulas, assim você poderá assistir na hora que quiser.
Sim. A internet é indispensável. Não é necessário banda ultra larga, mas quanto melhor a conexão, melhor será para a sua participação. Imaginamos que 1 a 2 megabytes seja a velocidade mínima, mas somente o teste da sua conexão o dirá.
Sim. Você tem a nossa garantia de que terá até 7 dias após a data inscrição no curso para cancelar sua inscrição, e receber seu dinheiro de volta (pelo mesmo canal que utilizou para pagar).

Não há necessidade de instação de aplicativos. O acesso ao curso pode ser feito via computador ou celular, utilizando apenas um navegador (browser) e conexão com a internet.

Pedimos o favor de escrever para o e-mail: contato@karlcursos.com.br . Os inscritos confirmados receberão ainda outro canal de contato via WhatsApp.

Sim, o acesso às aulas continuará disponível por pelo menos um ano inteiro (exceto no caso de um eventual fechamento da empresa responsável).

Fazendo sua inscrição agora no curso Bíblia e Terapia/Aconselhamento seu investimento será de apenas

5 x de

R$ 28,00

total R$ 140,00

Meios de Pagamento para aquisição dos cursos do site Karl Cursos.
Meios de Pagamento para aquisição dos cursos do site Karl Cursos.
compra-segura

Ainda não tem certeza? Não se preocupe.

VOCÊ TEM 7 DIAS DE GARANTIA INCONDICIONAL!

Você adquire o curso Bíblia e Terapia/Aconselhamento agora, assiste as aulas que desejar nesses 7 dias e se não ficar satisfeito com o que vai aprender no curso, com o formato das aulas ou simplesmente achar que o curso não é para você, basta solicitar o reembolso que o faremos.

Tem alguma dúvida?

ou ligue para:

Karl Cursos - Bíblia e Terapia - Vídeo Aulas

K. HEINZ KEPLER - CNPJ : 10.687.748/0001-68

×
×

Carrinho

Utilizamos o aplicativo Zoom Video Comunications

Não pretendemos reproduzir aqui um guia completo de ajuda sobre o aplicativo.

No SITE da ZOOM há uma vasta documentação sobre o APLICATIVO, que contempla desde a criação de conta, instalação (celular ou computador) e até como participar de vídeo conferência.

Há Textos de Ajuda em português e Vídeos (somente em inglês).

TÓPICOS DE AJUDA.